APP para passageiros de fretado

UI e UX Pesquisa Aplicativo
Foto de maria luisa
Malu Sousa
Projeto feito para Fretadão • 2021

Cliente


Fretadão é uma empresa de tecnologia voltada para a área de fretamento e oferece o serviço de planejamento, implantação e gestão da operação de fretado para colaboradores de empresas de médio e grande porte.

Meu primeiro projeto como designer de produtos no Fretadão foi redesenhar o aplicativo com a nova identidade visual que criei para a marca e torná-lo mais fácil de usar.

Objetivos


  • Redesenhar o aplicativo com a nova identidade visual,
  • Melhorar a experiência dos usuários;
  • Otimizar o aplicativo com as funções existentes
  • Testar com usuários e analisar o funcionamento do novo layout

Processo de design


processo de design

Imersão


Análise dos concorrentes

Há diversos sites e aplicativos que transporte no mercado, revisar esses produtos me ajudou a entender as estratégias que eles aplicam.

Concorrentes diretos

Oferecem serviços similares de fretados ou transporte rodoviário

  • Viação Cometa
  • Buser
  • Clickbus
Concorrentes indiretos

Soluções alternativas para mobilidade ou viagem

  • Decolar
  • BlaBlaCar
  • Uber

Análise da interface

Analisei tela por tela do aplicativo, para entender as funcionalidades, arquitetura, navegação e identificar pontos problemáticos e/ou de melhoria.

Prints da interface do aplicativo
Página inicial

A primeira tela é muito simples, há apenas um texto e dois botões, quando baixamos um aplicativo novo, esperamos entender um pouco melhor sobre ele, ou até mesmo relembrar para que serve e porque o baixamos.

Resultado de busca

Olhando rapidamente, parece que todas as opções são iguais, é possível melhorar visualmente, organizar os dados nesta, remover o que se repete e trazer mais informações sobre a linha, para que o usuário consiga diferenciar melhor as linhas para compará-las e então ver mais detalhes.

Detalhes da linha

É uma página longa, as informações podem ser organizadas e divididas, assim será possível dar destaque para as informações mais importantes.


Ideação

Depois de entender o problema e analisar cada ponto problemático. Eu estava pronta para encontrar soluções.

Fluxo do Usuário

Criei um fluxo sobre como os usuários vão navegar no novo app.

Fluxo de navegação para o aplicativo

Esboços

Comecei a desenhar as telas principais do app para ter uma ideia das informações que teria cada uma.

Rascunhos das telas

Refinamento

Depois de alguns rascunhos queria explorar mais e comecei a desenhar no Adobe XD, comecei com layouts sem cores.

Telas com UI refinada

Prototipagem e teste de usabilidade

Após alguns sketchs, fiz a primeira versão do protótipo, já com elementos da nova identidade visual, adicionando mais informações a página de busca e separando melhor o conteúdo da página de detalhes da linha.

Testes internos

Realizei alguns testes de usabilidade internos, com funcionários da empresa, antigos e recém chegados, foi uma etapa crucial para validar minhas ideias e detectar erros antes de testar com usuários reais. Alguns aprendizados e decisões de design que apliquei:

  • Os horários são informações muito importantes e devem ser evidenciados
  • O tempo de caminhada estava confuso
  • Normalmente a viagem de ida e volta é feita pela mesma linha de fretado, então a divisão entre “ida” e “volta” no fluxo é uma coisa nova e não foi bem aceita entre os participantes. Decidi esperar e ver se mais usuários teriam essa percepção antes de remover a funcionalidade.

Testes externos

Optei por testes presenciais e para que os participantes não tivessem que se deslocar de grandes distâncias, selecionei pessoas que estavam buscando por linhas que embarcavam ou desembarcavam no bairro da Barra Funda, que é onde está localizado o escritório do Fretadão, além de pessoas que estavam buscando por linhas, também recrutei quem havia feito uma viagem de teste recentemente.

Seis usuários foram convidados para conhecer nosso escritório e participar da pesquisa. O teste tinha como objetivo identificar erros e verificar a compreensão dos usuários em relação às informações e funções do novo aplicativo.

Foram realizadas testes de usabilidade em protótipos Android, com duração média de 20 minutos, observando aspectos de usabilidade e entendimento das funcionalidades.

Cenário

Imagine que você mora no bairro Barra Funda e vai começar a trabalhar em uma empresa em Campinas, com horário de entrada às 8h e saída às 17h.

Tarefa

Encontre um fretado que melhor te atenda nessas condições. Nenhum usuário teve dificuldade em realizar a tarefa e os feedbacks foram muito importantes para adicionar informações, sanar dúvidas e fazer ajustes na interface.


Iterações e design final

Depois de passar por várias iterações cheguei no design final, essas são as principais mudanças​​​​​​​